Noticias

INÍCIO DA ÉPOCA  2010

Foi no dia 14 de Fevereiro que iniciei as provas de 2010. Esta Foi a primeira prova do Campeonato Inter- Regional XCO Zona A e foi realizada em Águeda. Eu estive integrado no grupo da Selecção Nacional que participou nos escalões Júniores e Sub-23 Femininos e Masculinos visto termos estado em estágio desde o dia 12.

Classificações Sub-23:

1º lugar Tiago Ferreira ( Selecção Nacional )

2º lugar: David Rodrigues ( Selecção Nacional )

3º lugar: Mário Costa ( Selecção Nacional )

 

                              

BTTMAGAZINE

 

       Após convite do Nuno Machado para participar na realização da edição do mês de Maio do BTTMAGAZINE, desloquei-me no dia 8 a Torres Vedras a fim de fazermos as filmagens para o programa. Foi uma experiência nova e diferente no qual gostei muito do resultado final.

       Deixo o meu agradecimento ao Nuno Machado e ao BTTMAGAZINE pelo convite e pelo dia tão bem passado.  

Ver programa em: http://www.newbox.tv/nbbo3/player/?c=10&p=1&f=246@13

                    

TAÇA DO MUNDO OFFENBURG

 

       25 e 26 de Abril marcou a estreia da Selecção Portuguesa na 2ª Prova da Taça do Mundo de XCO. Os escolhidos pelo seleccionador Paulo Pais para representar Portugal foram David Rodrigues, Mário Costa, Ricardo Marinheiro ambos no escalão de juniores, Luís Pinto e Tiago Ferreira em elites.

     Chegámos ao circuito na sexta-feira dia 23 para fazer-mos o reconhecimento da pista, e tal como já sabíamos esperava-nos uma pista muito exigente tecnicamente. Foi durante esse mesmo treino que infelizmente tivemos a primeira baixa, o Luís tinha-se magoado e já não íamos poder contar com ele para a corrida de Domingo.

     No dia 25 entraram em acção os nossos juniores, o grande David Rodrigues fez um excelente 10º lugar e o Mário Costa 18º. PARABNES AOS DOIS!! Infelizmente o Ricardo não conseguiu acabar a prova devido a fortes dores nas costas que o fizeram desistir.

     No dia 26, dia da prova de elites em que já só estava eu para tentar representar Portugal da melhor maneira. Dentro do possível consegui ter uma boa partida, mas ainda nos quilómetros iniciais, tive uma aparatosa queda em que me aleijei bastante e a bicicleta ficou de tal forma em mau estado que foi de todo impossível prosseguir a corrida. Esperemos que na próxima vez a sorte esteja mais do nosso lado.

                    

 

UP-HILL SÃO PEDRO DO SUL

 

     Foi no passado dia 19 de Abril que se realizou o UP-HILL em São Pedro do Sul (Viseu). Já  algum tempo que tinha a curiosidade de me aventurar num desafio deste género. Devido ao cancelamento da 3ª Prova da Taça de Portugal de XCO e dada a proximidade com a Taça do Mundo em Offenburg onde iria participar ao serviço da Selecção, não podia ficar sem competir neste dia. Foi então que decidi ir, com muitos atletas conhecidos a mistura o caso de António Silva, Alexandre Casimiro, Fernando Humberto.

     Esperava-nos uma longa e dura subida em que o grande adversário era sem dúvida o terreno muito irregular e a muita pedra solta.

     Consegui fazer a subida de 17km em 59:23 minutos conseguindo o 1º lugar seguido de Alexandre Casimiro e Miguel Gomes.

                    

MARATONA DE ESTREMOZ

 

     Foi no dia 5 de Abril que se realizou a 1º prova da Taça de Portugal de Maratonas, num percurso duríssimo com grande acumulado de subidas e com pouco mais de 95 km. Era este o cenário que nos esperava. Não sendo de maneira alguma um objectivo para mim as maratonas, resolvi em conjunto com o meu treinador Tiago Aragão fazer esta com o intuito de treino e já que é de categoria 2 (internacional) se me sentisse bem tentar um bom resultado pois são atribuídos pontos UCI.

     Sentia-me em dia  “NÃO” e depois de uma muito má partida, o esforço que fiz para chegar ao grupo da frente foi muito grande e acabei por pagá-lo bem caro. Desde muito cedo que o Luís Pinto arrancou forte para a vitória, restou-nos seguir num segundo grupo composto por José Silva, Marco Sousa, Hugo Sancho, e eu.  Na passagem no 2º abastecimento já passei a perder alguns metros para o grupo. Quilometro após quilometro ia perdendo posições e como já ia a forçar muito e não estava em condições para completar a prova e não sendo este um objectivo da época optei por desistir quando faltavam 15km (ultimo abastecimento).

                     

RIBEIRA DE PENA

 

     Foi no passado dia 29 de Abril que se realizou a 2ª etapa da Taça de Portugal de XCO. Desta vez a localidade escolhida para acolher a caravana do BTT nacional foi RIBEIRA de PENA.

     Num circuito em que já se esperava a dureza habitual, este ano fomos surpreendidos por algumas mudanças do circuito do ano anterior… mais singltrack e menos subida… mas com a dureza há qual já estamos habituados…

     Ás 13:45 foi feita a chamada para a corrida C3… Saíram Á frente como habitual a classe de Elite e um minuto depois os Sub-23… desta feita consegui um excelente arranque que me permitiu estar na frente da corrida ate ao inicio da terceira volta onde tive problema mecânicos ao partir o cubo da roda de trás… perdi muito tempo pois nessa altura já rodava na 2ª posição a geral atrás do AMIGO Luís Pinto e 1º em Sub-23… Enquanto mudava a roda no abastecimento neutro fui passado pelo Diogo Silva (Crédito-Agrícola) rapidamente segui a trás do prejuízo e consegui de novo a 1ª posição da minha classe, lugar esse que mantive até ao final da prova seguido por Diogo Silva e Ruben Almeida.

Resta-me agradecer todo o apoio que tive ao longo da prova o muito obrigado a todos.

CLASSIFICAÇÕES
1º Tiago Ferreira (Blackjack/Castrovães), 1h34m59s
2º Diogo Silva (Crédito Agrícola), a 2m34s
3º Ruben Almeida (Lacoviana-Edaetech-Bicicletas Lavarinahs), a 2m35s
4º Ricardo Vicente (Bicisintra), a 3m29s
5º Renato Ferreira (GD Volta da Pedra), a 3m53s

                                                          

                                  

GEA PRO Moutain X-Bike

     Foi no dia 15 de Março que se realizou a 1ª prova do Troféu GEA PRO Moutain X-Bike na Serra do Socorro, Turcifal.

     Num circuito duríssimo com aproximadamente 7 km, em que as inclinadas subidas e as muitos técnicas descidas tornaram este circuito um dos mais duros e exigentes que já fiz até hoje.

     Desde cedo tentei liderar a classe dos sub-23, tarefa algo difícil mas alcançada mesmo com a concorrência de Ricardo Vicente e Diogo Afonso ( que fizeram respectivamente 2º e 3º lugares ).

                    

                                         

 

 

Selecção Nacional de Cross Country (XCO) no Open de Espanha

 

     Vai-se realizar no próximo dia 8 de Março, em Banyoles – Barcelona, a 2ª prova pontuável para o Open de Espanha de BTT.

     O circuito fica situado em Girona e conta com 9.5 km de pista onde irão estar alguns dos melhores atletas do mundo como o caso de Julien Absalon.

     Para esta prova o seleccionador nacional, Paulo Pais, convocou oito atletas de categorias diferentes:

ü      Elite: Luís Leão

ü      Sub-23: Tiago Ferreira, Ricardo Vicente e Diogo Afonso

ü      Juniores: David Rodrigues, Mário Costa e Ricardo Marinheiro

ü      Cadetes: João Leal

                           

     

 

   Prova de XCO Castro Marim 

     Foi no dia 1/03/2009 que se iniciaram as provas a contar para a Taça de Portugal de 2009.

     A 1ª prova realizou-se em Castro Marim e contou com 32 atletas na minha categoria de Sub-23.

     Contei com um início de prova muito disputado mas no logo no inicio dos singletrack consegui apanhar a minha posição, que viria a manter durante toda a prova. Era um circuito de 5 km com grande acumulado de subidas e descidas, uma prova muito técnica e muito exigente fisicamente. Mantive sempre o meu ritmo mas a meio da segunda volta ataquei de modo a conseguir ganhar a distancia que me permitisse gerir o meu esforço ate ao final da prova.

            Efectuei as 7 voltas com o tempo final de 01:55:43. O segundo classificado Ricardo Vicente acabou a prova com o tempo de 01:58:18 e o terceiro classificado Renato Ferreira com o tempo final de 01:59:25.

                               

Testes Lactatos

 

            No passado dia 14 de Fevereiro de 2009 realizei o segundo controlo de treino da presente época. Como já comecei o trabalho específico para as provas que se avizinham decidimos fazer esta segunda avaliação para acertar a “máquina” para as primeiras provas do ano. Foi com enorme satisfação que verificamos uma grande evolução desde o primeiro teste em Dezembro. 

                                               

APOIOS PARA  A ÉPOCA 2009

     Para este ano de 2009 vou contar com o apoio da marca de bicicletas MERIDA com a  Carbon FLX Team – D, apoio este que chegou através da ITT Merida Center Store Viseu                              

                                                                                                                                                                                                                        

 .          

            É também com grande agrado que vou poder contar para a época que se avizinha com os pneus da prestigiada marca MAXXIS e com capacete CATLIKE modelo Whisper Plus gentilmente apoiado pela  Montycirclemix

                                 

     A nível de suplementação vou poder contar com o apoio da marca de suplementos de nutrição desportiva: MAXIMIZE.

                                      

INÍCIO DE ÉPOCA 2009!!!!!!

 

     No passado mês de Novembro iniciei a preparação para a época que se avizinha. Para isso conto com a ajuda do meu treinador Tiago Aragão ( www.tiagoaragao.com ) onde em conjunto vamos trabalhar para chegar a melhor forma.
     No passado dia 26 de  Dezembro realizei o primeiro controlo do treino 2009. Estes testes físicos visam avaliar a forma física do atleta para o aperfeiçoamento das suas capacidades, com os resultados podem ser definidas novas estratégias de treino.

                                  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: